Slide background


Boletim da Fundação Portugal África - Nº 14 - Setembro/Outubro 08

Eleições Legislativas em Angola
Angola realizou eleições legislativas no dia 5 de Setembro. O país caminhou para este acto envolto num clima de grande optimismo, não só pelo clima de paz existente, mas também pelo forte crescimento económico e recuperação em curso.
pag. 2

Portugal Perdoa Dívida a Moçambique
No âmbito da iniciativa de alívio da pobreza aos países altamente endividados (HIPC) do Banco Mundial (BM) e do Fundo Monetário Internacional (FMI), Portugal concedeu, a 1 de Julho, o perdão total da dívida de Moçambique orçada em 393,4 MUSD. O acordo entre os dois países, fez parte de um conjunto de quatro acordos assinados.
pag. 4

A CPLP e a Língua Portuguesa
Decorreu a 25 de Julho em Lisboa a VII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP. A CPLP é uma organização que foi fundada a 17 de Julho de 1996 em Lisboa por sete estados, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Portugal e São Tomé e Príncipe. A estes membros juntou-se Timor-Leste após a sua independência. A CPLP representa 239 milhões de pessoas repartidas por quatro continentes: Europa, América, África e Ásia.
pag. 6

A União Africana e a Crise no Zimbabwe
Subordinada ao tema da Água e Saneamento, realizou-se em Junho a XI Cimeira da União Africana (UA) que teve lugar em Sharm-el-Sheik, no Egipto. Tendo em atenção as metas propostas no âmbito dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) em matéria de água e saneamento, e os relatórios de progresso apresentados, a Cimeira concluiu que a maioria dos países africanos não alcançará os objectivos propostos.
pag. 8

O Conflito no Delta do Níger
Entre os vários problemas que o actual governo nigeriano enfrenta, destaca-se, pela sua gravidade, o conflito na região do delta do Níger. Composta por nove estados, esta região é a grande produtora de petróleo do país. A Nigéria é um dos grandes produtores mundiais de petróleo, e, durante muito tempo, o principal produtor africano. O facto de ter diminuído a produção nigeriana, fez com que Angola assumisse a liderança em termos africanos.
pag. 9

O Regresso de Koumba Yalá
O antigo Presidente da Guiné-Bissau, Koumba Yalá regressou em ao seu país após o exílio de vários anos em Marrocos. Yalá pretende, com o seu regresso, ajudar o seu partido, o Partido Renovador Social (PRS) a vencer as eleições legislativas de 16 de Novembro.
pag. 11

Cabo Verde Adere à Organização Mundial do Comércio
Após um processo que se iniciou há nove anos, Cabo Verde aderiu em Julho à Organização Mundial do Comércio (OMC), transformando-se no 153º membro desta Organização. O processo negocial iniciou-se em 1999, após o pedido formal de adesão, tendo sido criado um grupo de trabalho para acompanhar as negociações com a OMC.
pag. 12