Slide background


Boletim da Fundação Portugal África - Nº 12 - Maio/Junho 08

O Fim da Era Mugabe no Zimbabwe
Com o país à beira do colapso, o Zimbabwe realizou, a 29 de Março, eleições presidenciais e legislativas. As opiniões relativamente à utilidade destas eleições dividiram-se
Pag 2|4

O Novo Papel de Joaquim Chissano
O antigo presidente moçambicano, Joaquim Chissano, tem vindo a assumir um papel de destaque na resolução dos problemas africanos. Após a transição para a democracia em Moçambique, Chissano abandonou, em inícios de 2005, voluntariamente o poder.
Pag 4

Anjouan. A Tentação Separatista
África tem cerca de 80 mil Kms de fronteiras, na sua grande maioria surgidas após a conferência de Berlim, em 1884-85, as quais são artificiais.
Pag 5|7

Instabilidade no Kivu – República Democrática do Congo
A violência e instabilidade na República Democrática do Congo (RDC) têm sido uma constante desde que o país ascendeu à independência em 1959.
Pag 8

Conferência Islâmica no Senegal
Realizou-se em Março, na capital senegalesa, a IV Cimeira da Organização da Conferência Islâmica (OCI), a qual agrega 57 países, 26 dos quais africanos, e é a maior organização islâmica do mundo. Esta cimeira já não se realizava em África há 14 anos.
Pag 9

Cimeira Índia – África
A Índia é a terceira maior economia asiática, com uma taxa de crescimento anual de 9%. Este crescimento implica a necessidade de garantir novos recursos energéticos, tanto mais que o seu consumo duplicará até 2015.
Pag 9

África e os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio
A 6 de Setembro de 2000, os líderes do mundo, preocupados com as grandes questões globais, reuniram-se na sede da ONU, durante a Cimeira do Milénio.
Pag 10|12